Após 2 anos, o evento volta à Rondonópolis para debater, de forma descontraída, assuntos da atualidade
Por Cayron Fraga – Com informações da Comissão Organizadora
Começa hoje (07) e vai até a próxima quarta-feira (09) o festival de divulgação científica Pint of Science edição 2022. Em português, “Ciência no Bar”, o maior evento mundial que leva ciência para os bares e restaurantes está em sua 2ª edição em Rondonópolis.
Com temáticas nas áreas da saúde, meio ambiente, sociedade e tecnologia, o “brinde à ciência”, maneira como os organizadores costumam chamar o evento, acontece nos três dias, em dois locais simultâneos, sempre das 19h30 às 21h. A programação é aberta ao público e, ao todo, serão promovidas seis conversas, distribuídas entre os bares “Draft Pub” e no Casario com a parceria do “Bar Dom Pedro” e “Multiplayer – Game n’ Burger.
Nesta segunda-feira, os temas abordados serão “Ciência e tecnologia a serviço do exercício” e “Entre os bons e maus: Simbolismo e Serpentes”. No segundo dia, terça-feira, o destaque ficará por conta dos assuntos do momento: “Algoritmos e nossos relacionamentos” e “O Renascimento do Harlem: história, literatura e música”. Para encerrar, o último dia, quarta-feira, será recheado de assuntos interessantes: “Cidades inteligentes e sustentáveis: É bom para quem?” e “Quiz: Mitos e Verdades sobre o ser humano”.
A programação detalhada, com os locais e os debatedores, pode ser consultada na imagem a seguir:

A programação acontece em três dias e de forma simultânea em diferentes locais.
Escolha seus temas de interesses e acompanhe essa ideia regada de muita prosa e cerveja gelada. Para mais informações, acesse: https://pintofscience.com.br/events/rondonopolis
A coordenação local é do Professor Dr. Rodrigo Aranda, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Rondonópolis, juntamente com a Professora Drª Alice Lecci, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e do Professor Dr. André Bacchi, da Faculdade de Ciências da Saúde, como coordenadores de bares, que esperam integrar sociedade e academia de uma forma diferente.
Sobre o Pint of Science
O evento foi criado em 2012 por dois pesquisadores ingleses. O nome é uma referência ao copo utilizado para tomar cervejas nos bares e pubs da região. Por que o festival faz esse sucesso? Para os organizadores, a resposta poderia vir recheada de dados e justificativas de comparação científico-culturais. Mas, o fato é que o brasileiro adora uma boa conversa, além de um bom bar! O festival é reconhecido por manter a diversidade de assuntos e habilidade dos palestrantes em realizar um bom diálogo com a plateia.